Sofrer com a cólica menstrual todos os meses é algo comum para muitas mulheres. Felizmente, existem diversos medicamentos e técnicas naturais que podem aliviar esse desconforto e proporcionar uma menstruação mais tranquila.
+ Especialista esclarece 7 mitos sobre cirurgias plásticas que você precisa saber
+ Evolução da lipoaspiração: Dr. Laertes Thomaz Junior fala sobre novas técnicas e quem pode se beneficiar delas
À “Glamour”, de onde são as informações, a ginecologista e obstetra Stephanie McClellan explica: “Cólicas são o resultado do rompimento normal do revestimento uterino durante sua menstruação”. Mas isso não significa que o processo não seja extremamente doloroso.
Pensando nisso, aqui estão 11 alimentos que podem te ajudar a amenizar os incômodos desse período — e que podem beneficiar sua dieta.
11 alimentos que podem amenizar a cólica menstrual
1 — Gengibre
De acordo com a nutricionista Lisa C. Andrews, um pequeno estudo já comprovou que mulheres que bebiam chá de gengibre nos primeiros dias da menstruação tinham cólicas abdominais reduzidas.
2 — Linhaça e chia
Os ácidos graxos ômega 3 presentes nas sementes podem ter efeito anti-inflamatório e ajudar na redução da dor. Segundo a nutricionista Lindsay Malone, há evidências, inclusive, de que adicionar linhaça à sua dieta pode até mesmo diminuir a duração de seu período menstrual.
3 — Peixes
Peixes oleosos, como salmão e atum, também possuem um rico suplemento de ômega 3.
4 — Nozes
Segundo a Mayo Clinic, o magnésio tem sido usado em diversos estudos e pode, potencialmente, reduzir as dores da cólica menstrual. Nozes e sementes são ótimas fontes desse suplemento.
5 — Folhas verdes
Assim como as nozes, as folhas verdes também estão lotadas de magnésio para sua saúde.
6 — Abacate
Os abacates, além de deliciosos, também são fonte de magnésio.
7 — Tofu
Rica em magnésio, essa proteína vegetal pode ser uma ótima opção para vegetarianas e veganas.
8 — Cúrcuma
Muitas vezes, a dor que acompanha seu período menstrual é causada por inflamações. Nesse sentido, as propriedades anti-inflamatórias da cúrcuma podem ajudar. Versátil, o tempero pode ser adicionado ao arroz, aos ovos, carnes, saladas e muito mais.
9 — Feijão
O portal explica que alimentos ricos em tiamina — vitamina do complexo B — podem ajudar a amenizar dores. É o caso do feijão: meia xícara de feijão preto cozido pode proporcionar até 27% de sua ingestão diária recomendada (IDR) de tiamina, segundo a “WebMD”.
10 — Arroz integral
No combate à cólica, o arroz integral pode ser seu melhor amigo, já que é rico em magnésio e também em tiamina.
11 — Cereais integrais
Os cereais são uma fonte ainda melhor de tiamina. Isso porque, segundo Stephanie, cozinhar alimentos ricos em tiamina pode reduzir a quantidade disponível da vitamina neles.
Alimentos que você deve evitar durante a menstruação
“Evite alimentos que possam contribuir para a inflamação ou causar distúrbios gastrointestinais, como açúcar, álcool, refrigerante e frituras”, recomenda Lindsay. E a lista é ainda maior para quem sofre com intolerância à lactose, pois derivados de leite também devem ser evitados.